
O contexto interdisciplinar do Fórum Jurídico viabilizou o debate acerca da "Conexão entre os Direitos e os novos desafios da sociedade contemporânea", de modo que pude dividir a pauta do Direito de Família com o Direito Penal.
Assim, pude palestrar sobre A pluralidade Familiar e os desafios do Direito Contemporâneo, apresentando ao público a conjuntura atual do Direito das Famílias, sob a ótica das transformações sociais que redesenharam a concepção pluralizada da Família Contemporânea.
Assim, passeamos pelas famílias expressamente previstas no Texto Constitucional - casamento, união estável e monoparental - numa abordagem histórica e evolutiva, até desenharmos a compreensão das demais entidades familiares abarcadas constitucionalmente pelos princípios da dignidade da pessoa humana, pela afetividade, pela igualdade e pela liberdade, qual impõe o alcance do reconhecimento das uniões homoafetivas, dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, bem como, entre as famílias parentais e das famílias recompostas ou reconstituídas.
Por derradeiro, abordei os desafios do Direito Contemporâneo diante dos debates acerca do concubinato e das famílias simultâneas, ou paralelas, bem como, das uniões poliafetivas como paradigma de confrontação entre a concepção afetiva da família diante do princípio da monogamia e da própria fidelidade familiar.
Em seguida, fui acompanhado pela brilhante palestra do meu querido irmão, Prof. Cristiano Lázaro, qual abordou o tema, A efetividade dos Direitos Humanos pelo Estado e pela sociedade civil no "Estado Policialesco".
Neste contexto, ele apresentou a relevância dos Direitos Humanos, concebidos como um construído histórico, confrontando-o diante da concepção do Direito Penal do Inimigo. Assim, o mesmo passeou pela importância dos Direitos Humanos como garantias essenciais à pessoa na sua concepção humana de cidadão. Neste contexto, abordou acerca do impacto de vivermos em uma sociedade de símbolos, que protege a proteção do "ter" em detrimento do "ser", de modo que, neste ambiente, os Direitos Humanos se tornam cada vez mais essenciais para a efetiva proteção do ser humano e sua dignidade.

Assim, o evento foi encerrado com chaves de ouro.
Por derradeiro, gostaria de agradecer à Comissão de Formatura na pessoa da formanda, Patrícia Oliveira, bem como, pelo carinho das Professoras Ingrid (Coordenadora do Curso de Direito) e Patrícia e dos alunos da Faculdade Dom Pedro II que em peno sábado de sol, se empenharam em participar deste excelente evento acadêmico. Meu sincero, Muito Obrigado.
Um abraço a todos,
Prof. Clever Jatobá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário