quinta-feira, 24 de abril de 2014

VIII SEMANA JURÍDICA DA RUY BARBOSA

Olá Amigos,

No período de 22 à 25 de Abril de 2014 aconteceu a VIII SEMANA JURÍDICA DA FACULDADE RUY BARBOSA, evento no qual tive a grata satisfação de participar.

O evento teve Coordenação Científica da talentosa Prof.ª Ezilda Melo, qual, a propósito, assumiu recentemente a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa Unidade do Rio Vermelho.

A Semana Jurídica da Ruy Barbosa é um evento bem dinâmico e com formatos variados, comportando palestras, mesas redondas e mini-cursos com temas dos mais variados possíveis, mas, sempre prezando pela qualidade intelectual, marca registrada da Prof.ª Ezilda Melo.

Na manhã do dia 22 de Abril de 2014, pude participar do evento, integrando uma mesa redonda de debates sobre "O Ensino e a Pesquisa Jurídica". Diante da temática abordada a composição da mesa debatedora teve a integração de três Coordenadores de Cursos de Dirito: Eu, Prof. Clever Jatobá, como Coordenador do Curso de Direito da Faculdade APOIO UNIFASS (Lauro de Freitas-Ba), a Prof.ª Simone Azevedo, Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa  - Unidade da Paralela - (Salvador-Ba) e com o Prof. Hugo Roxo, Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau (Salvador-Ba).

O debate é bem atual e importante, haja visto o fato do Ensino Jurídico estar em plena efervescência, ao tempo em que se encontra também em constante xeque-mate diante da amplitude de demandas que o Curso de Direito precisa albergar na atualidade.

Neste ponto, a propósito, o Ensino Jurídico deve comportar todas as facetas do mercado atual, atendendo às exigências Exame da OAB, bem como do ENADE, preparando o alunado não apenas apara o exercício da Advogado, mas, também dando-lhe régua e compasso para que o seu Bacharel possa ingressar nas demais carreiras jurídicas. Mas, os Cursos de Direito devem também fomentar a pesquisa e a produção científica, como mais uma das competências relevantes no processo de formação profissional. 

Outro ponto relevante do debate foi a atenção à Pesquisa Jurídica, onde buscou-se evidenciar a sua importância, mas coloca-se em questionamento a sua finalidade, já que as contribuições intelectuais de natureza científica na esfera jurídica são muito tímidas, precisando ter uma postura mais ativa de modo a colaborar com o próprio processo legislativo do nosso país. Temos certeza que assim teremos leis melhores e mais adequadas às necessidades sociais.

Bem, aproveito para agradecer a oportunidade de participar deste evento, bem como parabenizo à Faculdade Ruy Barbosa e à Prof.ª Ezilda Melo pelo sucesso desta Semana Jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário