O evento foi realizado na segunda quinzena do mês de Outubro de 2013, sob a Coordenação da Prof.ª Flávia Carvalho Mendes Saraiva, do Prof. Dirceu e do Prof. Fernando de Lima Almeida.
Neste evento, pude palestrar sobre "Intolerância nas relações familiares". O presente assunto é bem abrangente. Pode ser apreciado nas relações internas e externas da Família contemporânea, que, por sua vez, para ser apreciada carece da compreensão acerca de todas as entidades familiares existentes na atualidade.
A questão da intolerância pode ser exemplificada nas relações internas da família diante de episódios de violência doméstica contra mulheres, crianças e adolescentes, bem como diante dos idosos; bem como diante do desrespeito e da ofensa aos direitos da personalidade daqueles que, no âmbito afetivo doméstico, integram os agrupamentos familiares.
Assim, o ativismo judicial conseguiu reconhecer às uniões homoafetivas como entidades familiares, consentindo, inclusive, o casamento igualitário, ratificando que a essência da relação familiar é o enlace afetivo, de modo que os episódios de preconceito e discriminação que impõe a intolerância, devem ser superados com o tempo.
Neste contexto, as relações afetivas que se sedimentam no cotidiano contexto familiar têm repercutido diante do Direito de Família contemporâneo de modo a desaguar em assuntos como filiação socioafetiva, famílias recompostas ou reconstituídas, garantindo, assim, todos os efeitos jurídicos que viabilizem direitos essenciais às relações familiares.
Assim, após este primeiro momento, o sucesso do evento continuou no dia seguinte com os demais palestrantes, dentre os quais destaco o talento do Prof. Jorge Leopoldo e do Prof. Guilherme Tomizawa.
Não apenas graças ao alto nível dos palestrantes, bem como dos temas abordados, mas pela participação em massa dos alunos da FANOR garantiu que a IV SEMANA DE DIREITO fosse um sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário