Prezados Amigos,
Às 9 horas do dia 08 de maio de 2015, tive a oportunidade de palestrar na XI MOSTRA DE PESQUISA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA DEVRY, no Auditório da Faculdade Ruy Barbosa do Rio Vermelho.
Neste evento, pude abordar como temática "Os 50 tons de cinza e o Direito Civil Brasileiro", fazendo um passeio sobre os aspectos jurídicos do romance erótico da escritora britânica, E. L. James, sob a ótica do Direito Civil Brasileiro.
Desta vez, procurei dar uma nova abordagem ao tema, uma vez que o público alvo não é apenas do Curso de Direito, mas, sim, um público interdisciplinar, com estudantes e profissionais de outras áreas de conhecimento.
Assim, diferentemente da palestra anterior, onde o foco da explanação foi a relação contratual estabelecida pelo Christian Grey e a Anastasia Steele, pudemos abordar as relações sadomasoquistas diante dos princípios da autonomia da vontade, da dignidade da pessoa humana e do princípio da afetividade, encarando, inclusive, as repercussões no Direito de Família.
Mais uma vez pude desfrutar da calorosa receptividade dos alunos e professores que lotaram o auditório da faculdade para prestigiar a palestra, na qual podemos fazer boas reflexões jurídicas e comportamentais diante dos envolvimentos afetivos e dos fetiches sexuais, tomando como ponto de partida o livro que chegou ao cinema este ano com grande receptividade do público.
Gostaria de agradecer ao carinho do público e, em particular, à Prof.ª Ezilda Melo, Coordenadora Científica do evento, pela oportunidade de palestrar mais uma vez nesta renomada IES a qual tenho a honra de integrar o Corpo Docente.
Agradeço também aos alunos que ajudaram com as doações de mantimentos, roupas, agasalhos, alimentos e muito mais para os desabrigados das chuvas em nossa cidade, pois este ato de solidariedade é que nos faz grandes diante da nossa "baianidade".
Um cordial abraço a todos,
Prof. Me. Clever Jatobá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário