domingo, 17 de maio de 2015

IX SEMANA JURÍDICA DA FACULDADE APOIO UNIFASS

Prezados Amigos,
 
Tenho a grata satisfação de anunciar a programação de mais um evento no qual estarei palestrando este ano. Trata-se da IX SEMANA JURÍDICA DA FACULDADE APOIO UNIFASS, que acontecerá à partir das 19 horas nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015.
 
Mais uma vez promovo a Coordenação Científica do tradicional evento do Curso de Direito da Faculdade Apoio Unifass que chega à sua 9ª edição trazendo, como de costume, temas contemporâneos do Direito.
 
Desta vez, assuntos como a Terceirização, o Novo Código de Processo Civil e os 50 Tons de cinza estarão na pauta das palestras do evento, garantindo, assim, a relevância e atualidade dos debates jurídicos.
 
As palestras desta vez contarão com a participação da Profª. Ma. Mayana Sales, do Prof. Cleudison Bastos, do Prof. Jarleno Júnior, do Prof. Me. Clever Jatobá, do Prof. Milton Vasconcelos e do Prof. Dr. Ricardo Maurício Freire Soares.
 
Esta edição do evento contará com o lançamento do Livro HERMENÊUTICA JURÍDICA, do Prof. Milton Vasconcellos e estará disponível à venda, com preços promocionais, os livros do brilhante jurista baiano, Prof. Dr. Ricardo Maurício Freire Soares, qual tive o privilégio de ser aluno na graduação e que hoje tenho a satisfação de ser colega, lecionando juntos na Faculdade Ruy Barbosa.
 
O evento está imperdível.
 
Contamos com a participação de todos para abrilhantar mais este espetáculo Jurídico da Faculdade APOIO UNIFASS.
 
Um abraço a todos,
 
Prof. Me. Clever Jatobá.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

MOSTRA DE PESQUISA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY

Prezados Amigos,
Às 9 horas do dia 08 de maio de 2015, tive a oportunidade de palestrar na XI MOSTRA DE PESQUISA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA DEVRY, no Auditório da Faculdade Ruy Barbosa do Rio Vermelho.
 
Neste evento, pude abordar como temática "Os 50 tons de cinza e o Direito Civil Brasileiro", fazendo um passeio sobre os aspectos jurídicos do romance erótico da escritora britânica, E. L. James, sob a ótica do Direito Civil Brasileiro.
 
Desta vez, procurei dar uma nova abordagem ao tema, uma vez que o público alvo não é apenas do Curso de Direito, mas, sim, um público interdisciplinar, com estudantes e profissionais de outras áreas de conhecimento.
 
Assim, diferentemente da palestra anterior, onde o foco da explanação foi a relação contratual estabelecida pelo Christian Grey e a Anastasia Steele, pudemos abordar as relações sadomasoquistas diante dos princípios da autonomia da vontade, da dignidade da pessoa humana e do princípio da afetividade, encarando, inclusive, as repercussões no Direito de Família.
 
Mais uma vez pude desfrutar da calorosa receptividade dos alunos e professores que lotaram o auditório da faculdade para prestigiar a palestra, na qual podemos fazer boas reflexões jurídicas e comportamentais diante dos envolvimentos afetivos e dos fetiches sexuais, tomando como ponto de partida o livro que chegou ao cinema este ano com grande receptividade do público.
 
Gostaria de agradecer ao carinho do público e, em particular, à Prof.ª Ezilda Melo, Coordenadora Científica do evento, pela oportunidade de palestrar mais uma vez nesta renomada IES a qual tenho a honra de integrar o Corpo Docente.
 
Agradeço também aos alunos que ajudaram com as doações de mantimentos, roupas, agasalhos, alimentos e muito mais para os desabrigados das chuvas em nossa cidade, pois este ato de solidariedade é que nos faz grandes diante da nossa "baianidade".
 
Um cordial abraço a todos,
 
Prof. Me. Clever Jatobá. 


sexta-feira, 8 de maio de 2015

SEMANA JURÍDICA DA FACULDADE RUY BARBOSA

Olá Amigos,
 
Nos dias 04 e 05 de maio de 2015, no auditório Lotus, do Hotel Fiesta, foi realizada a XI Semana Jurídica da Faculdade Ruy Barbosa, com tema central "O impacto das novas tendências jurídicas na sociedade".
 
O excelente evento contou com um ciclo de palestras realizadas nos turnos matutino e vespertino, com temas de grande relevância contemporânea dos variados ramos do Direito.
 
O evento contou com a participação dos palestrantes: Edvaldo Brito, Iran Furtado, José Aras, Yuri Carneiro, João Glicério, Marcos Cattani, Ângelo Boreggio, Leonardo Vinícius, Petilda Vasquez, entre outros.
 
Na manhã do dia 05 de Maio de 2015, mais precisamente às 8:30 oras, tive a grata satisfação de palestrar neste evento, abordando como tema "50 tons de cinza sob a ótica do Direito Civil Brasileiro".
 
Na palestra, pude visitar as aventuras eróticas do Christian Grey e da Anastasia Steele, personagens do best seller 50 tons de cinza, da escritora britânica, E. L. James, tecendo uma abordagem jurídica acerca do Termo de confidencialidade firmado pelo casal, bem como o "contrato" que regulava as práticas sexuais e sadomasoquistas da relação entre dominador e dominada.
 
Na abordagem, pude fazer uma reflexão sobre a validade e eficácia destes contratos, fazendo reflexões sobre os limites dos Direitos da Personalidade, seu exercício positivo e negativo, tendo como paradigma o confronto do pacta sunt servanda, da autonomia da vontade e da liberdade (de contratar e contratual), em face da dignidade da pessoa humana e da proteção à privacidade.
Tive a grata satisfação de compartilhar a mesa de atividades com a Prof.ª Simone Azevedo, e os palestrantes, Prof. Edvaldo Brito e Marcos Cattani.
 
Aproveito para registrar o sincero agradecimento ao Prof. Edvaldo Brito, pelos elogios, carinho e generosidade para comigo, pessoa por quem tenho imensa admiração e respeito. Sinto-me lisonjeado pelas suas palavras carinhosas.  
 
Neste contexto, tive a calorosa receptividade dos alunos e participantes do evento, que lotaram o auditório do Fiesta para prestigiar nossas reflexões jurídicas, aos quais, desde já, agradeço pelo carinho.
 
Por derradeiro, gostaria de agradecer aos meus coordenadores, Prof. Dejair Júnior, Prof.ª Marília Amorim, da unidade do Rio Vermelho, bem como ao Prof. Emanuel Lins e Prof.ª Simone Azevedo, da unidade da Paralela, por mais esta oportunidade de figurar entre seletos e renomados palestrantes em mais um evento de sucesso da Faculdade Ruy Barbosa.
 
Um cordial abraço a todos,
 
Prof. Me. Clever Jatobá.