sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MESTRE EM FAMILIA PELA UCSAL - 18.12.2014.

Prezados Amigos,

 
Ao longo dos últimos dois anos (2013/2014) estive cursando o Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea na UCSAL.
 
Vencido os créditos e com a Dissertação devidamente qualificada,  às 14 horas do dia 18 de dezembro de 2014 tive a oportunidade de defender minha Dissertação de Mestrado em sessão pública realizada no Auditório da Superintendência de Pós-Graduação da UCSAL, no Campus da Federação.

 
A Dissertação teve como tema a "PLURALIDADE DAS ENTIDADES FAMIIARES: Novos contornos da família contemporânea brasileira", sendo apresentada e defendida em sessão pública como requisito parcial para obtenção do título de MESTRE em Família na Sociedade Contemporânea.
 
Tive como Orientador o Prof. Dr. Camilo de Lélis Colani Barbosa, por quem tenho imenso apreço e admiração desde os tempos da Graduação. A Ele, agradeço muito pela atenção, pelos debates calorosos, pelo respeito intelectual e por toda colaboração em mais um degrau da minha jornada acadêmica.
 
Na banca examinadora, pude contar com a talentosa participação do Prof. Dr. Edilton Meireles e da Prof.ª convidada,  Dra. Ana Pamponet, aos quais, desde já rendo minha sincera homenagem e registro verdadeiros agradecimentos por toda a colaboração no meu processo de formação intelectual.

 
O trabalho apreciou a pluralidade das entidades familiares, passeando pelos diversos agrupamentos familiares, tais como o casamento, a união estável, a família monoparental, além das famílias homoafetivas, da família extensa ou ampliada e das famílias recompostas ou reconstituídas.

 
Não obstante ao passeio pelos arranjos familiares já reconhecidos, foi dada atenção aos enlaces afetivos que estariam às margens do reconhecimento familiar, tais como o concubinato, as famílias simultâneas ou paralelas e ao fenômeno do poliamorismo que materializa as uniões poliafetivas, enfrentando polêmicas dos novos desafios do Direito de Família contemporâneo.

 
Após a sustentação oral da Dissertação e logo depois de ouvir as considerações de banca examinadora e  responder aos questionamentos desta, foi deliberado e anunciado pela mesma a APROVAÇÃO da Dissertação sem ressalvas e sem necessidade de ajustes, conferindo assim o título de MESTRE em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSAL.

 
Após o anúncio oficial, findando a parte solene da defesa, tive oportunidade de apresentar o tema sob a ótica da Música Popular Brasileira, tocando e cantando trechos de algumas páginas musicais que apresentam a concepção da família contemporânea.

 
Após o encerramento oficial das atividades pude receber o carinho dos amigos e familiares que se fizeram presente dando apoio à mais esta realização intelectual.

Registro um singelo e carinhoso agradecimento aos amigos que, mesmo numa tarde chuvosa e engarrafada da Capital Baiana se fizeram presentes nesta sessão pública de defesa da Dissertação. São eles, Minha Mãe, Verbena e meu filho, Zidane; meus amigos: Prof. Cristiano Lázaro, Prof.ª Ma. Adriana Aureliano, Prof. Dr. Ruy Sérgio Deiró, Prof. Me. Peter Barros, meus queridos ex-alunos, Sérgio Bagdad, Iole de Jesus e Thaise Barcelar, os colegas Me. José Américo e Ma. Teresa Oliveira, saibam que a presença de vocês na defesa foi muito significativa. Obrigado pelo apoio.

Gostaria de dedicar este titulo de Mestre às duas pessoas mais importantes da minha vida, que me ensinaram a importância do afeto na construção da família, são eles, meu Pai, Cleóbulo (in memoriam) e minha mãe, Verbena. Agradeço a Deus por tê-los como pais. Os amo muito, hoje e sempre.

Por derradeiro, agradeço a todos que direta e indiretamente me ajudaram a chegar a este momento.

Um abraço a todos,
 

Prof. Me. Clever Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário