sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CURSO DE ORATÓRIA EM ILHÉUS - 16.10.2014

Prezados Amigos,
 
Venho compartilhar com vocês, que tive a grata satisfação de ministrar no dia 16.10.2014 um Curso de Oratória na Câmara Municipal de Ilhéus, interior da Bahia. 
 
O Curso teve duração de 8 horas, sendo realizado pelo IBRADESC - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades - com o escopo de qualificar servidores, assessores e vereadores do município cacaueiro.
 
As atividades foram desenvolvidas em dois turnos - matutino e vespertino - apresentando ao público as técnicas da oralidade para garantir uma boa comunicação em público.
 
É muito comum se ouvir dizer que "oratória é um dom". Todavia, depois do dom, desenvolve-se a técnica, qual permite o aperfeiçoamento e o desenvolvimento a caminho da perfeição na comunicação.
 
 
Esta técnica busca sistematizar o exercício da oralidade passeando por três etapas, 1ª) a sistematização da preparação do conteúdo; 2ª) o planejamento da explanação; e, finalmente, 3ª) a explanação oral. Neste contexto, apreciou-se aspectos relevantes à preparação do conteúdo, bem como da utilização de material de apoio à explanação (áudio, visual e físico), bem como as técnicas de explanação do conteúdo.
 
Ao bem da verdade, a oralidade deve vencer alguns adversários, tais como o medo, a inibição, a insegurança e a timidez, bem como alinhar o discurso do orador à sua linguagem corporal, de modo a garantir a sinceridade e a verdade do discurso. Neste contexto, foram apresentada dicas e formas de superar os obstáculos, bem como de garantir o êxito da explanação oral.
 
O Curso foi um sucesso. Agradeço a Ibradesc, na pessoa do João Carlos Lopes e Dra. Nayra, pela confiança e oportunidade de mais uma vez compartilhar um pouco das experiências diante das técnicas de oratória.
 
Um cordial abraço a todos,
 
Prof. Clever Jatobá
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário