Prezados Amigos e Amigas,
O evento teve início às 18 horas do dia 27.11.2025 com o credenciamento dos conferencistas e, por volta das 19:30 horas, deu-se início a uma belíssima Cerimônia de Abertura capitaneada pela Dra. Maria Luiza Brito, Presidenta da Subseção de Guanambi da OAB, que recebeu à mesa de trabalho a presença de autoridades locais e representantes da comunidade jurídica dos municípios que integram a subseção.
Compondo a Cerimônia de Abertura concedeu-se a comenda Barachísio Lisboa aos advogados que exerceram as atividades ininterruptamente ao longo de 50 anos sem ter qualquer mácula ética ou disciplinar em sua jornada profissional.
Após a Cerimônia de Abertura, o evento contou com a palestra de abertura que ficou a cargo da Dra. Daniela Borges - Presidenta da OAB-BA que abrilhantou a noite inaugural do congresso.
O primeiro painel teve como tema central "Advocacia forte - presente e futuro" e contou com as palestras do Vice-Presidente da OAB-BA, Dr. Hermes Hilarião sobre as Prerrogativas da Advocacia e da Diretora da ESA, Dra. Sarah Barros sobre "Planejamento e execução da Advocacia".
O segundo painel teve como tema central "O Direito Civil da Era Digital" no qual estava programada duas palestras uma sobre BENS DIGITAIS e outra sobre HERANÇA DIGITAL.
Infelizmente, por questões de saúde, o evento não pode contar com a palestra do Dr. Ronaldo Soares.Pois bem, com a justificável ausência do palestrante, assumi a missão de enfrentar ambos os temas e, assim, tive o prazer de palestrar na manhã do dia 28.11.2025 sobre o tema BENS DIGITAIS, onde fiz questão de abordar também o tema da HERANÇA DIGITAL enfrentando, assim, os desafios contemporâneos do Direito Civil na Era Digital.A palestra foi dividida em três momentos: no primeiro cuidamos a respeito dos BENS DIGITAIS dando lastro teórico necessário à compreensão do segundo momento, dedicado a definição dos bens que compõem a HERANÇA DIGITAL.
Ciente de que o tema aborda o conflito entre o direito fundamental à herança e o direito à privacidade e ao sigilo das comunicações, culminou em um terceiro momento a busca pela solução do conflito de modo a sopesar os interesses dos herdeiros em face à privacidade dos terceiros com os quais o de cujus se comunicou virtualmente em vida e garantir a justa medida da transmissão post mortem.
Após uma pausa para o almoço, o evento retornou à tarde com um 3º painel dedicado ao Direito Previdenciário, contando com as palestras da Dra. Marjorie Mendonça e do Dr. Gustavo Beirão.
Para finalizar com chaves de ouro o evento, a palestra de encerramento ficou a cargo do Dr. Rômulo Andrade Moreira com o tema "O papel do Juiz no Processo Penal à luz do sistema acusatório: Juiz de Garantias".
Registro a imensa felicidade de participar desse maravilhoso evento e agradeço a acolhida de todos.
Um cordial abraço,
Clever Jatobá.



Nenhum comentário:
Postar um comentário